%20(1200%20x%20768%20px)%20(1200%20x%20282%20px)%20(9).png)
ISSN 2527-0745
Trabalhos aprovados e publicados
Simpósio Lasera Manaus ISSN 2527-0745
S U M Á R I O
A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA PÚBLICA - p. 1
Edilson Barroso Gomes, Raimundo Romerito Macedo Pinto, Isabel do Socorro Lobato Beltrão
JOGOS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA - p. 5
Isabel do Socorro Lobato Beltrão, Dulcinéia Nunes Sicsú, Edilson Barroso Gomes, Derley Maria Corrêa de Macedo Dantas
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO 7º ANO - p. 8
Isabel do Socorro Lobato Beltrão, Fernando Melo da Silva, Edilson Barroso Gomes, Rayanne Rodrigues Rocha
UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO PARFOR NA FORMAÇÃO DOS(AS) PROFESSORES(AS) DE MATEMÁTICA - p. 11
Ana Acácia Pereira Valente, Gilberto Francisco Alves de Melo
A FORMAÇÃO DOS FORMADORES DE MATEMÁTICA: ESTADO DO CONHECIMENTO DAS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS DE 2008 ATÉ 2018 - p. 15
Jusiany Pereira da Cunha dos Santos, Evandro Ghedin, Elizabeth A. L. de Moraes Martines
O ENSINO DA MATEMÁTICA DURANTE A PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - p. 19
Thaís Melo dos Santos, Yara Rodrigues Sousa
REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE HUMAITÁ/AM - p.23
Jusiany Pereira da Cunha dos Santos, Francisca Neta Cardoso Aguiar
EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS (AS) DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: O DESAFIO VIA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JR - p. 27
Gilberto Francisco Alves de Melo
O ESTUDO DA METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO: UM RECORTE DO ESTADO DA ARTE - p. 31
Viviane de Lima Benevides, Alcides de Castro Amorim Neto
CINEMÁTICA: ANÁLISES FÍSICO MATEMÁTICO - p. 37
Esperanza Lucila Hernández Ângulo, Marcelo Melo da Silva, Railene Azevedo da Fonzeca
AS CONTRIBUIÇÕES DO MINUCURSO “ABORDAGEM DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS” PARA FORMAÇÃO DOCENTE NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - p.41
Ediane Sousa Miranda Ramos, Adalgisa Figueira Moraes, Alexssandra de Lemos Pinheiro, Ivanise Maria Rizzatti
FORMAÇÃO DO PROFESSOR UTILIZANDO O LÚDICO COMO INTERVENÇÃO DO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II - p. 45
Edilson Barroso Gomes, Jaizemiro Rodrigues dos Santos, Isabel do Socorro Lobato Beltrão
O ETNOCONHECIMENTO E A INOVAÇÃO NA SALA DE AULA - p. 50
Cleide Aparecida Ferreira da Silva Gusmão, Elson Silva de Sousa, Polyanna Possani da Costa Petry, Patrícia Macedo de Castro
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ÓTICA ANDRAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS - p. 53
Virgílio Bandeira do Nascimento Filho, Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines
ENTRE-LUGARES: O TRABALHO COLABORATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA - p. 57
Lucélida de Fátima Maia da Costa
A CULTURA MAKER COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS - p. 61
Whasgthon Aguiar de Almeida, Adan Sady de Medeiros Souza, Nataliana de Souza Paiva, Rodrigo Augusto Ferreira Souza
FEIRAS DE CIÊNCIAS COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO AMAZÔNICA-p.64
Érica de Souza e Souza, Ailton Cavalcante Machado, Augusto Fachín Terán, Silvia Pantoja da Silva
A IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES FORMADORES NAS LICENCIATURAS - p. 68
Uiara Mendes Ferraz de Pinho, Attico Inácio Chassot
O MÉTODO DE ENSINO STEAM NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE A ÁGUA - p. 71
Naielly Christhiny Paz Rodrigues, Sophia Leitão Pastorello de Paiva, Ilkilene Taques Camargo Oliveira, Graciela S. Oliveira
O SABER TRADICIONAL DA ‘‘PANEMA” PARA PENSAR O LUGAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA - p. 74
Gelciane da Silva Brandão, José Vicente de Souza Aguiar
RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O USO DE LUPA NORMAL E LUPA DIGITAL COMO FERRAMENTA DE ENSINO - p. 78
Fellippe Matheus Fortes Vieira, Gisele Batista de Carvalho
REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE PESQUISA DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MANAUS-p. 81
Cleusa Suzana Oliveira de Araújo, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
LINGUAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - p. 85
Lucélida de Fátima Maia da Costa
EDUCAÇÃO STEAM E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS - p. 88
Nicole Glock Maceno, Moisés da Silva Lara
UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA CONTRIBUIÇÃO DA LASERA MANAUS PARA A DIVULGAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS - p. 92
Kelly Beatriz Danelon Anselmo, Rosebelly Nunes Marques
PRODUÇÃO DE FERMENTADOS NO ENSINO DE MICOLOGIA: POTENCIALIDADES PARA A INTEGRAÇÃO STEAM - p. 96
Ronaldy Magalhães de Souza, Lieda Kellen Medeiros Gadelha, Cleusa Susana Oliveira de Araújo
APLICAÇÃO DE MÉTODOS ATIVOS NA EDUCAÇÃO SEXUAL - p. 100
Iana Marassi dos Santos, Katiane Mara Ferreira, Edna Lopes Hardoim
TABELA PERIÓDICA INTERATIVA: APLICAÇÃO E POTENCIALIDADES PARA A MANIFESTAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS - p. 104
Ronaldy Magalhães de Souza, Leandro Barreto Dutra
PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE - p. 108
Luciana Rage Xavier, Sidilene Aquino de Farias
CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: DIFICULDADES E DESAFIOS - p. 112
Luciana Rage Xavier, Sidilene Aquino de Farias
MAPEAMENTO DE ESTUDOS SOBRE TRIGONOMETRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA - p. 116
Maria Izabel Barbosa de Sousa, Sidilene Aquino de Farias
CONTEÚDO DA TRIGONOMETRIA NO SADEAM, ENEM E BNCC: IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES - p. 120
Maria Izabel Barbosa de Sousa, Marcel Bruno P. Braga, Sidilene Aquino de Farias
SOFTWARES EDUCATIVOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - p. 124
Luzia Braga Pereira de Melo, Gerson Ribeiro Bacury
DESENHO DE RECURSOS PARA O ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA NA ENS – UEA - p. 127
Felipe Gonzaga Dias, Josefina D. Barrera Kalhil
ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM BOA VISTA/RR - p. 131
Mayra Caroline de Almeida Cunha, Sandra Kariny Saldanha de Oliveira, Elisama Querem Chaves de Moraes
OS DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMPO DE PANDEMIA E DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE MANAUS - p. 135
Sandra de Oliveira Botelho, Sibele Botelho da Silva, Solange de Oliveira Botelho, Josefina Barrera Kalhil
DAS IDÉIAS ÀS PRÁTICAS ETONOMATEMÁTICAS EM PESQUISAS NA AMAZÔNIA - p. 138
Carla Ralessa Souza da Silva, Lucélida de Fátima Maia da Costa
CONFIGURAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NO CURRÍCULO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA - p. 142
Jean Michel dos Santos Menezes, Sidilene Aquino de Farias
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR EM QUÍMICA: UMA REVISÃO DAS PUBLICAÇÕES NAS REVISTAS DA SBQ - p. 143
Jean Michel dos Santos Menezes, Sidilene Aquino de Farias
ABORDAGENS TEÓRICAS SOBRE A COMBINAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM - p. 147
Rosimar Magalhães Santana, Wender Antônio da Silva
JOGOS, UMA FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO DE GENÉTICA - p. 151
Luciele Matos do Carmo Costa, Edna Lopes Hardoim
ALTERNATIVA PARA LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS EN CONDICIONES DE NO PRESENCIALIDAD - p. 155
Margarita Libertad Miranda del Real, Ernesto Leonardo Miralles Rodríguez, Leonardo Ceciliano Hernández
LAS SIMULACIONES, UNA ALTERNATIVA EN LA ENSEÑANZA DE LA FÍSICA - p. 158
Beatriz Consuegra Lezcano, Juan Gustavo Kessel Rodríguez, Carlos Sánchez Cabrera
MUSEU AMAZÔNICO: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO SURTO DE COVID-19 - p. 162
Carolina Brandão Gonçalves, Kleitson José Lima Tenório
O ENSINO PROBLEMATIZADOR DE MAJMUTOV: UMA PERSPECTIVA NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO PROBLEMA EM MODELAGEM MATEMÁTICA - p. 165
Yachiko Nascimento Wakiyama, Héctor José García Mendoza
A ABORDAGEM DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS COM ELEMENTOS DE STEAM - p. 168
Girlany Tavares Feitosa Pereira
A PERGUNTA COMO MEIO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS - p. 172
Elen Ariane Freitas Pereira
CONCEITOS MATEMÁTICOS E SUAS DIFICULDADES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - p. 175
Sandra Mara de Almeida Lorenzoni, Tathiana Moreira Cotta
OFICINA DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS: ENSINANDO QUÍMICA E FÍSICA DE FORMA DINAMIZADA - p. 179
Daniele de Oliveira Frois, Reynerth Pereira da Costa, Marlon Jorge Silva de Azevedo
A SERINGUEIRA (HEVEA BRASILIENSIS) COMO ELEMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIA - p. 183
Ana Marcia Pontes Pereira, Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira, Augusto Fachin Teran, Eliane Veiga Cabral da Costa
APRENDIZAGEM SOBRE PLANTAS COM CRIANÇAS PEQUENAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS - p. 187
Sammya Danielle Florencio dos Santos, Augusto Fachín Terán
JOGOS EDUCACIONAIS GAMIFICADOS NO ENSINO DA FÍSICA - p. 191
Bárbara Adelaide Parada Eguez, Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso
WHATSAPP COMO FERRAMENTA DIDÀTICA NO ENSINO DE FÌSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA - p. 194
Leonilda do N. da Silva
CIÊNCIA NO SILÊNCIO: A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA E FILOSÓFICA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO SURDO NO ENSINO SUPERIOR - p. 198
Tânia Lopes dos Santos Brasil, Jackson da Silva Vale, Débora Rocha de Souza Vale, Mauro Gomes da Costa
O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO – DA FORMAÇÃO À PRÁTICA – UM ESTUDO DE CASO - p. 202
Alícia Gonçalves Vasquez, Gerson Ribeiro Bacury
VIABILIDADE USUAL DOS FRACTAIS NOS CONTEÚDOS DE FÍSICA: UMA REVISÃO NA LITERATURA - p. 206
Flavio Alison Simas Lopes, Marcel Bruno Pereira Braga
A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA INCLUSIVA E COLABORATIVA PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA E ZOOLOGIA: PERCEPÇÕES DE UMA VIVÊNCIA ACADÊMICA - p. 210
Naielly Christhiny Paz Rodrigues, Edna Lopes Hardoim
O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NAS LICENCIATURAS DUPLAS EM CIÊNCIAS? - p. 214
Rúbia Darivanda da Silva Costa, Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Maria Clara da Silva-Forsberg
UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NO COTIDIANO DA SALA DE AULA ATRAVÉS DO PIBID - p. 217
Janiele Nascimento da Silva, Luane de Holanda Silveira, Heloysa Helen dos Santos Colares
CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM UMA TURMA DA UFRR, NA DISCIPLINA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, FUNDAMENTADA NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL - p. 220
Gilmara Batista de Souza, Cleuma Ferreira Artimandes Morais, Neide Aparecida Costa Tolentino Tiburtino
METODOLOGIA ATIVA: A SALA DE AULA INVERTIDA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES LINGUAGENS NO ENSINO DE QUÍMICA - p. 223
Angelita Maria Schimitz Silva, Neide Aparecida Costa Tolentino Tiburtino, Cleuma Ferreira Artimandes Morais, Wladimir Ferreira Parente
USO DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO ESTRATÉGIA NO ESINO DE QUÍMICA - p. 226
Josane do Nascimento Ferreira Cunha
O ESQUEMA DA BASE ORIENTADORA COMPLETA DA AÇÃO (EBOCA) DE GALPERIN COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: UM MODELO NA ÁREA DAS CIÊNCIAS - p. 230
Kênya Maria Vieira Lopes, Uiara Mendes Ferraz de Pinho, Héctor José Garcia Mendoza
A EDUCAÇÃO STEAM EM UMA AULA DE CAMPO NA FAZENDA FILADÉLFIA, MT - p. 234
Hugo Loriano Vuerzler, Alexandra Mazei, Edna Lopes Hardoim
A FENOMENOLOGIA COMO UMA ABORDAGEM PARA AS CIÊNCIAS NATURAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - p. 235
Gisela María Bernal Oviedo, Ana Kerolaine Pinho Burlamaqui, José Vicente de Souza Aguiar
IMPORTÂNCIA DA MATA CILIAR DE UM RIO EM RORAIMA NA CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL - p. 239
Claudete Cordeiro dos Anjos, Concesa Caballero Sahelices, Marco Antônio Moreira
INOVAÇÃO DISRUPTIVA E EDUCAÇÃO STEAM - p. 242
Maud Rejane Souza, José Geraldo de Pontes e Souza
INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: ARTE COMO PROMOTORA DA SAÚDE - p. 245
Alecsandro Júnior Oliveira Lima, Sophia Leitão Pastorello de Paiva, Edna Lopes Hardoim
REFLEXÕES SOBRE A DINÂMICA E OS RESULTADOS DE UM SUBPROJETO DE MATEMÁTICA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA CAPES (2018-2020) - p. 249
Kátia Maria de Medeiros
SITUAÇÕES DIDÁTICAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: FOMENTANDO O PROTAGONISMO DO ALUNO - p. 253
Maria Eduarda Maquiné da Silva, Jean Michel dos Santos Menezes, Sidilene Aquino de Farias
GUIAS DE TRABAJO AUTÓNOMO (GTA) EN LA ENSEÑANZA DE LAS REGLAS DE NOMENCLATURA DE LA IUPAC PARA LOS ALCANOS ATRAVÉS DE LA ENSEÑANZA REMOTA EN TIEMPOS DE COVID19 - p. 257
Marco Vinício López Gamboa, Laura Viviana Castro Molina
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - p. 266
Daniel de Souza Ferraz, Lúcia Helena Soares de Oliveira
O ENSINO DE CIÊNCIAS E O MEIO AMBIENTE: O QUE OS ESTUDANTES DO ENSINO FUDAMENTAL SABEM SOBRE OS 5R’S - p. 270
Genivania Silva Oliveira Martins, Rúbia Darivanda da Silva Costa, Izabela Augusta Veiga de Souza
PRODUÇÃO ACADÊMICA EM PERIÓDICOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR NO ENSINO DE QUÍMICA - p. 274
Luiz Eduardo Lima da Silva, Sidilene Aquino de Farias
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DA CITOLOGIA (EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 7ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II) - p. 278
Estella Yara de Araujo Nunes, Maria Manuela Bitencourt Geraldes, Bianca Maíra de Paiva Ottoni-Boldrini
A EDUCAÇÃO STEAM E A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA ARDUINO - p. 280
Daniel Gomes da Silva, Maud Rejane Souza
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DO APLICATIVO QR CODE E GALLERY WALK - p. 284
Manassés Alves Vilaça, Argicely Leda de Azevedo Vilaça
POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS DOS JOGOS DE INTERPRETAÇÃO DE PERSONAGEM (RPG) ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM STEAM: UM TRABALHO DE REVISÃO - p. 287
Thiago Pessoa Barros, Maud Rejane de Castro e Souza
ANALOGIAS E METÁFORAS NAS PRÁTICAS DOCENTES: LIMITES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR-p. 290
Natana dos Santos Castro, Whasgthon Aguiar de Almeida
AS NOVAS GERAÇÕES E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM - p. 294
Maria Lúcia Castro da Silva, Maud Rejane Souza
FORMAÇÃO E PRÁXIS DO EDUCADOR FRENTE AOS DESAFIOS AMAZÔNICOS: A GRAMÁTICA DO TEMPO E A ECOLOGIA DOS SABERES DOCENTES - p. 297
Luiz Evandro Ghedin, Maria Leogete Joca da Costa
ESTRUTURAÇÃO DE MATERIAL INTERDISCIPLINAR DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A SEXUALIDADE INFANTO-JUVENIL - p. 300
Anne Mathilde Oliveira de Jorge, Ana Carolina de Mello, Sophia Leitão Pastorello de Paiva, Keila Laís dos Santos
O USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA PARA A PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO NAS AULAS REMOTAS DE MATEMÁTICA-p.304
Angelita Maria Schimitz Silva, Neide Aparecida Costa Tolentino Tiburtino, Rozangela Rodrigues da Silva
AS INTER-RELAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA E AS COMPETÊNCIAS - p. 308
Thiago Gonçalves Rebêlo, Thiago Gonçalves Rebêlo
O CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PARINTINS: LIMITES E PERSPECTIVAS - p. 312
Josias da Silva Gomes, Isabel do Socorro Lobato Beltrão
UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA DISCIPLINA CIÊNCIAS DA NATUREZA: AS METODOLOGIAS ENRIQUECENDO OS PROCESSOS - p. 316
Lucia Helena Soares de Oliveira, Daniel de Souza Ferraz
PODCAST, UM MÉTODO DE APRENDIZAGEM ATIVA NO CONTEXTO STEAM - p. 320
Patrícia Alves dos Santos, Edna Lopes Hardoim, Rosina Djunko Miyazaki