%20(1200%20x%20768%20px)%20(1200%20x%20282%20px)%20(9).png)
ISSN 2527-0745
Trabalhos aprovados e apresentados
Simpósio Lasera Manaus ISSN 2527-0745
Trabalhos aprovados e apresentados - Anais LASERA Manaus 2019
S U M Á R I O
A RELAÇÃO ENTRE ENSINO DE BOTÂNICA E SABER LOCAL A PARTIR DE DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA - p.1
Leandro Nogueira Batista; José Vicente de Souza Aguiar.
FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS USANDO O TEMA DOS VEGETAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL -p.15
Lindalva Sâmela Jacaúna de Oliveira; Ana Paula Melo Fonseca; Augusto Fachín Terán.
A CONCEPÇÃO DE SAÚDE/DOENÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma abordagem histórica - p.28
Glenda Gabriele Bezerra Beltrão; José Vicente de Souza Aguiar.
ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO - p.43
Soraya de Araújo Feitosa, Rozenilda de Souza, Oscar Tintorer Delgado.
ANTOCIANINAS EM FRUTAS DA REGIÃO AMAZÔNICA: UM INDICADOR NATURAL USADO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUIMICA - p.59
Ercila Pinto Monteiro, Leiliane de Almeida Freitas.
O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS NOS ALUNOS, ATRAVÉS DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS - p.73
Sandra de Oliveira Botelho, Josefina Barrera Kalhil, Juciene Teixeira de Souza.
JOGOS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BOA VISTA-RR - p.85
Cleuma Ferreira Artimandes Morais, Gilmara Batista de Souza, Neide Aparecida Costa Tolentino Tiburtino.
A HISTÓRIA DA FÍSICA NO ENSINO - APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE MANAUS: UM DIAGNÓSTICO INICIAL DO QUE PENSAM OS ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO - p.99
Juciene Teixeira de Souza, Josefina Barreira Kalhil, Sandra de Oliveira Botelho.
A COMUNIDADE NOVA ESPERANÇA-ETNIA BARÉ: OS SABERES TRADICIONAIS E A EDUCAÇÃO ESCOLAR - p.112
Lúcia Helena Soares de Oliveira, Daniel de Souza Ferraz, Licurgo Peixoto Brito.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DA METODOLOGIA ATIVA NUMA TURMA DE 7º PERÍODO DE PEDAGOGIA - p.126
Francinete Bandeira Carvalho, Cleusa Suzana Oliveira de Araujo.
O PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO 8º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS - p.138
Débora Regina Soares de Oliveira, Josefina Barrera Kalhil.
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E O ENSINO HÍBRIDO: POSSIBILIDADES DE PERSONALIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - p.154
Angelita Maria Schimitz Silva, Cleuma Ferreira Artimandes Morais, Neide Aparecida Costa Tolentino Tiburtino.
UTILIZANDO SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINAR SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS E SUAS PROPRIEDADES - p.169
Mauricio Silva de Oliveira, Rosilene Gomes da Silva Ferreira.
AS ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE ARTRÓPODES NO ENSINO MÉDIO - p.181
Daniella Carvalho Farias, Maria Aparecida Neves, Vânia Graciele Lezan Kowalczuk.
UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO MÉDIO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO: INDÍCIOS DE APRENDIZAGEM EM EBULIOSCOPIA E OSMOSCOPIA - p.196
Jean Michel dos Santos Menezes, Sidilene Aquino de Farias.
EDUCIÊNCIA: DA INTERDISCIPLINARIDADE AO STEAM - p.207
Elizabeth A.L.M. Martines, Leandro B. Dutra, Paulo R.de O. Borges.
O MULTICULTURALISMO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - p.222
Aparecida Gasquez de Sousa, Maranei Rohers Penha, Érica Jaqueline Pizapio Teixeira.
OS SABERES DA TRADIÇÃO E O ENSINO DE BOTÂNICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE UM “MATEIRO” DA AMAZÔNIA - p.235
Leandro Nogueira Batista, José Vicente de Souza Aguiar, Marley Guerreiro de Almeida.
TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO HÍBRIDO E SALA DE AULA INVERTIDA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM - p.248
Rosimar Santana de Olanda, Wender Antônio Silva.
PRÁTICA FORMATIVA DOS PROFESSORES FORMADORES PARA TRABALHAR COM ACADÊMICOS SURDOS NO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS-AM - p.263
Francisca Keila de Freitas Amoedo, Marlon Jorge Azevedo, Tania Maria de Lima.
TECNOLOGIAS DIGITAIS: O CELULAR COMO AUXÍLIO DIDÁTICO NO CONTEÚDO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS - p.270
Jéssica Priscila Conceição da Silva, Iracilma da Silva Sampaio, Josimara Cristina de Carvalho Oliveira.
PLATAFORMA PhET: TECNOLOGIA DIGITAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM REAÇÕES QUÍMICAS - p.282
Iracilma da Silva Sampaio, Josimara Cristina de Carvalho Oliveira, Cássia Patrícia Muniz de Almeida.
ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO EM UNIDADES DE MEDIDA DE TEMPO - p.296
Soraya de Araújo Feitosa, Rozenilda de Souza, Oscar Tintorer Delgado.
AULAS DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE CONCEITOS CIENTÍFICOS: AS INTERAÇÕES ECOLÓGICA - p.311
Raéckson Façanha Marques, Joeliza Nunes Araújo.
OS DESAFIOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM UMA ESCOLA INCLUSIVA - p.323
Jorge de Menezes Rodrigues, Elielson Ribeiro de Sales.
ENSINO DA MORFOLOGIA DO FRUTO - p.336
Leyce Alcântara da Silva, Joeliza Nunes Araújo.
BACHELARD E A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E LIMITES - p.351
Rafaella Bruno Antunes de Souza, José Vicente de Souza Aguiar, Mônica de Oliveira Costa.
A UTILIZAÇÃO DO SIMULADOR PhET COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NO CONTEÚDO CINÉTICA QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS p.364
Everton Ramos de Souz, Otaniel Vaz Borges Júnior, Ettore Paredes Antunes.
PROCESSOS DE ENSINO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM COM A MATEMÁTICA - p.379
Heric Frankles Batista Soares, Gerson Ribeiro Bacury.
A CRISE DA GASOLINA NA GREVE DOS CAMINHONEIROS: TEMA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO ESPECÍFICO HIDROCARBONETO UTILIZANDO O ENFOQUE CTS p.393
Otaniel Vaz Borges Júnior, Everton Ramos de Souza, Ettore Paredes Antunes.
REFLEXÃO AMBIENTAL: UMA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO SOBRE O LIXO NOS IGARAPÉS DE MANAUS - p.405
Daniel de Souza Ferraz, Lucia Helena Soares de Oliveira, Cleusa Suzana Oliveira de Araujo.
GRUPO COLABORATIVO: RELATOS DO PROCESSO FORMATIVO - p.418
Rodrigo Brasil Castro, Gerson Ribeiro Bacury.
QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA - p.433
Miriam Aparecida Orloski de Castro Pereira, Aparecida Gasquez de Souza, Elisete Martins Soares.
O USO DE FÁBULAS NA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I SOBRE O TEMA ANIMAIS - p.448
Alexssandra de Lemos Pinheiro, Degival Alves de Melo, Selene Dias Nunes.
O ENSINO DE CIÊNCIAS: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA DO CAMPO - p.463
Érica Jaqueline Pizapio Teixeira, Elisete Martins Soares, Miriam Aparecida Orloski de Castro Pereira.
O VIES HISTÓRICO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM DIÁLOGO COM A CONTEXTUALIZAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE: CONSTRUINDO PONTES TEÓRICAS - p.478
Lucicleide de Matos Moura, Kelly Batista de Azevedo, Ettore Paredes Antunes.
DESCARTE DE PILHA E BATERIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL - p.492
Cássia Patrícia Muniz de Almeida, Iracilma da Silva Sampaio, Josimara Cristina de Carvalho Oliveira.
AS TDICs COMO POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - p.505
Patrik Marques dos Santos, Ataiany dos Santos Veloso Marques, Isabel do Socorro Lobato Beltrão.
METODOLOGIAS, MODELOS E ABORDAGENS ATIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NATURAI - p.520
Ataiany dos Santos Veloso Marques, Edna Lopes Hardoim, Patrik Marques dos Santos.
ANÁLISE DE ERROS NO PROCESSO DE ENSINO -APRENDIZAGEM DO CÁLCULO I - p.536
Francisco Sebastião Sumbane, Josefina Barrera Kalhil.
ENTOMOLOGIA: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS INSETOS ATRAVÉS DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS - p.545
Adriane Gomes de Moura Lima, Hiléia Monteiro Maciel-Cabral, Cirlande Cabral da Silva.
ACESSO A BASE DE CONHECIMENTO DE PROFESSORES DE FÍSICA: PROCEDIMENTOS DE PESQUISA ADOTADOS NO BRASIL - p.557
Stela Silva Lima, Marta Maria Pontin Darsie, Geison Jader Mello.
COMO CONTRIBUIR NO ENSINO DO ELETROMAGNETISMO A PARTIR DAS DIFICULDADES CONCEITUAIS DOS ALUNOS? - p.572
Marcel Bruno Pereira Braga, Igor Rodrigues Chicolet da Silva.
PROBLEMAS MATEMÁTICOS RECREATIVOS E FACEBOOK: ESTUDO DO CASO IGOR NAS INTERAÇÕES REAIS E VIRTUAIS - p.593
Hellen Emanuele Vasconcelos Albino, Kátia Maria de Medeiros.
A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA O ENSINO DA TEORIA DA EVOLUÇÃO NO ENSINO MÉDIO - p.606
Cirlande Cabral da Silva, Hiléia Monteiro Maciel Cabral, Patrícia Macedo de Castro.
A IDEIA DE VIDA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO - p.621
Andrigéssica Mota da Silva, Leandro Nogueira Batista, José Vicente de Souza Aguiar.
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM) - p.634
Gerlan Silva da Silva, Rodrigo Medeiros dos Santos.
RECICLAGEM DE PAPÉIS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E UMA EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - p.648
Lieda Kellen Medeiros Gadelha, Lorena Sarmento dos Santos.
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PROFESSORES EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE - p.661
Cleusa Suzana Oliveira de Araujo, Anderson Clay Rodrigues, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior.
A TRILHA DO PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE APRENDIZAGEM DA ORGANOGRAFIA VEGETAL - p.674
Esterline Félix dos Reis, Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira, Ivanise Maria Rizzatti.
A SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DA METODOLOGIA ‘TEMA DA PESQUISA’: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - p.687
Adriana Carla Oliveira de Morais Vale, Rosana Cléia de Carvalho Chaves, Emanuella Silveira Vasconcelos.
A ABORDAGEM CTS E A SALA DE AULA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DAS REVISTAS CIÊNCIA & EDUCAÇÃO E ALEXANDRIA - p.699
Iasmin Ribeiro Ramos, Cláudia Silva de Castro.
A CONTRIBUIÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EXPERIMENTAIS EM AMBIENTES VIRTUAIS NO CONTEÚDO DE CIRCUITO ELÉTRICO À LUZ DA TEORIA DA FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS - p.713
Noelson Freitas Nascimento, Rosana Cleia de Carvalho Chaves, Oscar Tintorer Delgado.
FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO NO ÂMBITO DA I FECITBA: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA EM ÓBIDOS-PA - p.725
Cláudia Silva de Castro, Iata Anderson Ferreira de Araújo, Rosália Campos Oliveira.
O ENSINO DE QUÍMICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM AUXÍLIO DO SIMULADOR INTERATIVO - p.739
Alessandra Cunha Melo, Josimara Cristina de Carvalho Oliveria, Ivanise Maria Rizzatti.
TABUADA DA CIÊNCIA COMO FERRAMENTA LÚDICA E PEDAGÓGICA COM ALUNOS 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM BOA VISTA/RR - p.753
Rosana Cleia de Carvalho Chaves, Ivanise Maria Rizzatti, Noelson Freitas Nascimento.
ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA LEITURA A PARTIR DA TEORIA CRÍTICA DO CURRÍCULO - p.764
Brenda Samanta de Lima Delgado, Lucinete Gadelha da Costa, Josefina Barrera Kalhil.
APLICATIVO MATEMÁTICO COM ÊNFASE NA SUSTENTABILIDADE - p.775
Filipe Crysthian Rebelo Costa, Thaís Melo dos Santos, Neide Ferreira Alves.
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFRR - p.788
Solange Almeida Santos, Gladys Maria Bezerra de Souza.
OS PROCESSOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM RELAÇÃO AOS TEMAS DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: PERSPECTIVAS DA ATUAÇÃO DOCENTE - p.801
Anderson Clay Rodrigues, Rosane Miranda de Souza, Mauro Gomes da Costa.
UM RECORTE DO ESTADO DA ARTE SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR: UMA VISÃO BASEADA EM TESES - p.815
Ana Acácia Pereira Valente, Josefina Barrera Kalhil.
A FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS DE MATEMÁTICA: ESTUDO SOBRE AS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS DE 2008 A 2018 - p.828
Jusiany Pereira da Cunha dos Santos, Rogério Jacinto de Moraes Júnior.
RESUMOS EXPANDIDOS
LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA: ESPAÇO PARA APRENDER FÍSICA UTILIZANDO EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO - p.840
Edilson Barroso Gomes, Adriana Marcia Dias dos Santos.
SOFTWARE GEOGEBRA: RECURSO DIDÁTICO UTILIZADO NA MATEMÁTICA GEOMETRIA PLANA NO ENSINO MÉDIO - p.842
Meire Jane do Nascimento Carvalho, Edilson Barroso Gomes.
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A CONSTRUÇÃO DE SEMENTOTECAS PELOS ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II CONDUZIDO PELO PROGRAMA PIBID/BIOLOGIA/UFRR - p.844
Ohara Emanuela Carvalho Veras, Maria Manuela Bitencourt Geraldes, Bianca Maíra de Paiva Ottoni-Boldrini.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: CÉLULA COMESTÍVEL COMO ALTERNATIVA PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE CITOLOGIA DOS ALUNOS DO 7º ANO DO FUNDAMENTAL II - p.845
Marlison Nascimento da Costa, Luéliton de Lima Victor, Bianca Maíra de Paiva Ottoni-Boldrini.
O TRABALHO DOCENTE NA PROMOÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - p.846
Thainara de Castro Coelho, Whasgthon Aguiar de Almeida.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS PROPRIEDADES FÍSICAS DAS SUBSTÂNCIAS - p.848
Jean Michel dos Santos Menezes, Sidilene Aquino de Farias.
UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE COMO RECURSO MOTIVADOR PARA A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA - p.849
João Bosco Paulain Santana Júnior, Sidilene Aquino de Farias.
MATEMÁTICA DA SAÚDE: CALCULANDO O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL – IMC - p.850
Juanita Nadine Bacchus, Maria Iranete Mineiro Pinho.
FUTEBOL: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM ESTUDANTES DE COARI/AM PARA APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE CINEMÁTICA - p.852
Andreza de Souza Barbosa, Deniz dos Santos Mota, Ricardo Augusto Lima de Souza.
A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS GOOGLE PARA FORMAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - p.855
Cassiane Barroso dos Anjos, Lorena Candice de Araújo Andrade.
VISITANDO A VIA METABÓLICA ATRAVÉS DA REALIDADE VIRTUAL - p.857
Sophia Alves de Assiz Souza, Sara Cristina de Oliveira MalaquiaS, Laudileni Olenka.
O JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO - p.859
Francisca Edjane Marcelino Magalhães Scacabarossi, João Gabriel Rodrigues Moreira, Kênia Marya Vasconcelos de Araújo.
PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: FERRAMENTAS DIGITAIS (SCRATCH E TRACKER) UM ESTUDO DE FORÇAS INTERMOLECULARES - p.861
Yakamury Rebouças de Lira, Jéssica Santos Moura, Francisco Rodrigo das Chagas Palma.
O ENSINO DE BOTÂNICA E O MÉTODO STEAM - p.863
Cassiane Barroso dos Anjos.
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS FINALISTA DO ENSINO MÉDIO - p.865
Renan Martins Libório, Rafael Salgado Silva.
ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO DE RELAÇÕES ECOLÓGICAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE BOA VISTA, RR - p.867
Iara da Silva Peixoto, Breno dos Santos Dias, Ilandia Peres Cruz Lima.
AULA PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE ENSINO NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - p.869
Kênia Marya Vasconcelos de Araújo, Francisca Edjane Marcelino Magalhaes Scacabarossi, João Gabriel Rodrigues Moreira.
O GEOGEBRA COMO RECURSO PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL - p.871
Rogério Jacinto de Moraes Júnior, Jusiany Pereira da Cunha dos Santos.
CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL A RESPEITO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE BOA VISTA – RORAIMA - p.873
Mônica Feitosa da Costa Sousa, Aluizio Andrade de Castro Junior, Enia Maria Ferst.
DESENVOLVENDO A APRENDIZAGEM SOBRE OS PROTOZOÁRIOS COM A CONSTRUÇÃO DE UM SMARTSCÓPIO - p.875
Lorena Candice de Araújo Andrade, Gean Carla Silva Sganderla.
O ESTUDO DAS CIÊNCIAS E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO - p.877
Virgílio Bandeira do Nascimento Filho, Raimundo Sidnei dos Santos Campos.
AULA PRÁTICA COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA, RR - p.879
Poliana Pereira dos Santos, Weristh Sampaio Costa, Leonidas de Holanda Farias Filho.
A REFLEXÃO SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA: CONECTANDO UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA CAPES - p.881
Kátia Maria de Medeiros.
PROJETO ROLETA RUSSA MATEMÁTICA - p.883
Victor Emanuel da Luz Campos, José Vinícius de Souza dos Santos.
PREPARO E DOAÇÃO DE MUDAS DE ESPÉCIES FRUTÍFERAS: ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM - p.885
Líria Garcia da Paz, Amanda Xavier Pimentel, Fiorella Perotti Chalco.
USO DO RASPBERRY PI EM LABORATÓRIO DE FÍSICA - p.887
Ramon Lima Azevedo, Adriano Márcio dos Santos.
A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM OS ALUNOS DO 5º ANO DA REDE DE ENSINO DE BOA VISTA-RORAIMA - p.889
Jucicleia Gomes Ribeiro Neto, Roberta Borges Monteiro, Suyanne Rodrigues Alves Laranjeira.
OFICINA “RECURSOS DOS PARADIDÁTICOS DA BIBLIOTECA PARA O USO EM CTS” EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS – AM - p.891
Dandara Lima Viana, Carolina Brandao Gonçalves, Cleusa Suzana Oliveira de Araujo.
COLEÇÃO BOTÂNICA DE CASCAS DE ESPÉCIES MADEIREIRAS COLETADAS NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM - p.893
Viviane Jesus da Silva, Fiorella Perotti Chalcom, Derguian Pantoja Soares.
O JOGO STOP DA TABELA PERIÓDICA: UMA ALTERNATIVA INOVADORA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS - p.895
Iara Maíra Moraes de Andrade, Leidiane Ferreira da Silva, Lucinete Duarte.
PIBID/CIÊNCIAS NATURAIS: PROPORCIONANDO O VÍNCULO ENTRE FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO E O AMBIENTE DE SALA DE AULA - p.897
Alessandro Gonçalves Martins, Maxwell Ribeiro de Souza, Aldeniza Cardoso de Lima.
ESTUDO DA ÓPTICA GEOMÉTRICA ATRAVÉS DE SIMULADORES VIRTUAIS INTERATIVOS DO PHET - p.899
Denise Andrade do Nascimento, Gladys Maria Souza, Elisângela Andrade do Nascimento.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA REFLEXÃO INICIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA - p.901
Angela Carvalho da Silva, Francisca Edjane Marcelino Magalhães Scacabarossi.
ALIMENTO ORGÂNICO PARA UMA VIDA SAUDÁVEL - p.903
Sandra Maria de Albuquerque, Fernanda Caroline Trindade da Silva, Ionara Taís Magalhães do Carmo.